Publicado em: quarta-feira, 21/09/2011

Tufão Rocke se dirige para Fukushima

Após atingir a região costeira no centro do Japão, o forte Tufão Rocke segue para o nordeste do país e deve chegar à região de Fukushima. Quando atingiu a região costeira do país, o tufão provocou fortes chuvas e fez quatro vítimas fatais.

Fukushima ainda não se recuperou do terremoto seguido de tsunami que aconteceu em março desse ano e atingiu os reatores da usina nuclear de Daichii. Engenheiros ainda tentam conter os problemas causados por essa primeira tragédia. Os técnicos fazem de tudo para manter os níveis de radiação da usina sobre controle.

Porém, essas chuvas fortes podem provocar um novo vazamento de água com radiação para o mar. O porta-voz da companhia Tokyo Eletric Power Co., Takeo Iwamoto, disse que o tufão Rocke não abalará o sistema de resfriamento dos reatores da usina. Porém, afirmou que as atividades de construção ao redor da usina foram canceladas.

Mais de um milhão de japoneses abandonaram suas residências em todo o país. Porém, como foi apenas uma recomendação do governo, 330 mil pessoas permanecem em suas casas, mas correndo riscos. Apesar de a chuva estar diminuindo, é esperado que ela cause enchentes em toda região central do Japão.