Publicado em: terça-feira, 08/10/2013

Tufão na China: passagem do tufão resulta em mortos e feridos

Tufão na ChinaDepois da passagem do tufão Fitow no leste da China, cinco pessoas acabaram mortas e outras quatro seguem desaparecidas. O tufão conseguiu afetar três milhões de habitantes da zona e ainda assim as autoridades nacionais já alertam a população e declaram o perigo da chegada de uma nova tempestade tropical, nomeada Danas. Entre os mortos está Ni Wenlin, que tinha 55 anos. Ele integrava uma das equipes de resgate dos pescadores que foram fortemente afetados pelo tufão, quando um penhasco atingido por fortes ventos caiu. Já outra vítima, Chen Wanjie, acabou morrendo após o desabamento de sua fazenda. As três outras vítimas restantes morreram depois de ser atingidas por raios durante a tempestade.

O tufão Fitow acabou forçando a evacuação de mais de 750 mil pessoas em duas províncias litorâneas orientais, a Fujian e Zhejiang. Além disso, a passagem da tempestade tropical ainda causou perdas econômicas que chegam perto de US$ 160 milhões na economia local. De acordo com informações divulgadas na Rádio Nacional da Chiba, apenas na cidade de Wenzhou, uma das principais no meio comercial do próspero leste chinês, mais de mil casas terminaram afundadas nos arredores, em consequência dos fortes ventos que atingiram o local.

Este já o 23º tufão que castiga o gigante asiático em 2013 e começou a atingir a China ainda na madrugada, nas proximidades da cidade de Funding, bem próximo do limite das províncias de Fujian e Zhejiang, com ventos que alcançaram velocidade de até 201 km/h. Até o próximo domingo, o estado é de alerta vermelho meteorológico decretado pelas autoridades, por conta da passagem do tufão e a evacuação de milhares de pessoas.

Por conta das fortes chuvas, os serviços ferroviários e os da rede de alta velocidade precisaram ser suspensos por conta das fortes chuvas em várias províncias. Um dos principais aeroportos de toda a zona, o de Wenzhou, acabou cancelando ao menos 27 voos, somente no primeiro dia de passagem da tempestade tropical. Todas as embarcações chinesas que se encontravam no mar foram chamadas para o porto. As autoridades chinesas ainda declararam um alerta laranja meteorológico para a região leste, por conta da chegada iminente do furacão Dantas.