Publicado em: sexta-feira, 16/09/2011

Tuberculose resistente a medicamentos preocupa Europa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou nesta quinta-feira (15) a situação da nova bactéria causadora da tuberculose como “alarmante”. A doença está preocupando a Europa já que este tipo da bactéria é resistente aos medicamentos existentes.

O novo vírus está infectando em sua fase inicial a região do leste europeu. Já na parte oeste da Europa, a maior incidência dos casos está sendo registrada nas capitais. A OMS estima que existem cerca de 81 mil casos do tipo resistente da tuberculose todos os anos no continente. A organização já elaborou um programa que deve fazer diagnóstico da doença de forma mais eficiente.

Os países que até agora registraram o maior numero de casos foram a Rússia, a Ucrânia e o Azerbaijão. Já no Reino Unido, a bactéria está sendo encontrada nas cidades maiores. Em Londres, foram registrados 3,5 mil casos até agora. “Embora os números gerais sejam baixos, a tendência é de aumento nos casos na última década. Não podemos ser complacentes. O custo de administrar cada caso pode ser aumentado para várias centenas de milhares de libras”, disse o médico o médico da Agência de Proteção à Saúde britânica, Ibrahim Abubakar.

A tuberculose é uma infecção que acontece através das vias áreas. Embora existem diversos coquetéis que fazem o tratamento da doença ela chega a ser fatal em 7% dos casos. O índice é maior no caso da bactéria resistente aos medicamentos.