Publicado em: sexta-feira, 10/02/2012

Trens voltam a funcionar normalmente no Rio de Janeiro

Na manhã desta sexta-feira (10), todos os ramais de trem administrados pela Supervia estão funcionando normalmente no Rio de Janeiro. Segundo informações da concessionária, os trens estão circulando nos intervalos normais de funcionamento. Na manhã de quinta-feira (9), uma composição com destino a Central do Brasil parou perto da estação Sampaio, na zona norte.

Os passageiros se revoltaram com o que aconteceu e desceram do trem, ocupando a linha férrea em forma de protesto e arriscando a vida. Alguns manifestantes jogaram pedras contra o trem. A Polícia Militar foi chamada para conter os passageiros. Devido ao ocorrido, a circulação de trens nos ramais Japeri, Deodoro e Santa Cruz foi suspensa. Por medidas de segurança, a concessionária fechou algumas de suas estações, que ficaram cheias de passageiros.

As pessoas ficaram cada vez mais revoltadas com a falta de trens, e várias roletas foram arrancadas das estações, onde também houve tumulto e quebra-quebra. As estações foram abertas novamente mais de uma hora depois da ocorrência. Como existia um número muito grande de passageiros esperando pelos trens, muitos tiveram que fazer a viagem até a Central do Brasil pendurados para fora da composição.

Quando o trem chegou à Central do Brasil, houve mais tumulto e o Batalhão de Choque e a Polícia Militar tiveram que usar bombas de gás lacrimogêneo e gás de pimenta para conter alguns passageiros. Um homem foi preso quando tentava roubar uma TV e diversos painéis eletrônicos foram quebrados com a confusão. O comércio da estação foi fechado e cinco pessoas ficaram feridas.