Publicado em: terça-feira, 23/08/2011

Tratamento de Aids para crianças é ampliado

O Ministério da Saúde incluiu novos tratamentos para as crianças que possuem o vírus HIV no país. O anuncio foi feito nesta segunda-feira (220. As novas medidas devem começar a valer na próxima semana e incluir um novo medicamento que deve ser distribuído pela Sistema Único de Saúde (SUS) as crianças e adolescentes. O tipranavir é uma droga moderna e indicada para os vírus mais resistentes e indicado para casos aonde os antirretrovirais não conseguem ter a eficácia desejada.

“Além de ampliar a qualidade de vida dessa população e proporcionar melhor adesão ao tratamento contra a doença, a medida atualiza o consenso pediátrico atual” explicou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Dirceu Greco. Também passam a integrar o novo esquema outras formular das medicações utilizadas com esses pacientes.

Agora, o Ministério da Saúde passa a oferecer 13 medicamentos diferentes para crianças e adolescentes que são portadoras da doença. Segundo dados do ministério, o Brasil possui 2.006 crianças com idade abaixo de 13 anos em tratamento. Atualmente, apenas 186 fazem o tratamento com o tipranavir. O orçamento para que todos os pacientes recebem os novos antirretrovirais é de R$ 846,7 milhões.

Anteriormente, o tipranavir era utilizado apenas em adultos e crianças que não conseguiam fazer a evolução desejada do controle da Aids. Já os menos de 5 anos e crianças com baixo peso não possuíam o acesso a este tipo de remédio.