Publicado em: quarta-feira, 20/06/2012

Tratado internacional irá proteger direitos de atores

Na próxima semana, será assinado um tratado internacional que pretende proteger o direito intelectual tanto das indústrias de criação como também dos atores. No entanto, muito ainda precisará ser feito para que este tratado possa ser aplicado. O documento possui o apoio de grandes nomes como Javier Bardem e Meryl Streep. Este tratado está sendo trabalhado a mais de dez anos.

Com o avanço das tecnologias, ficou muito mais simples fazer o download de programas de televisão e filmes sem precisar pagar nada por isso. A lei de copyright internacional em vigor não inclui que os atores recebam uma remuneração e tenham a proteção de seus trabalhos, como acontece com os músicos, diretores e roteiristas.

Sem direito legal

Os atores que possuem suas imagens em vários filmes ou programas de televisão, comercializados em todo o mundo, não possuem qualquer tipo de direito legal para receberem uma remuneração pela exibição de seus trabalhos. Normalmente, o pagamento feito pelos programas e filmes é pago para o produtor destes trabalhos.

O diretor-geral da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, Francis Gurry, afirmou em uma entrevista para a agência Reuters, nesta quarta-feira (20), que este problema é real. O tratado deverá ser assinado na próxima semana em Pequim e, depois disso, cada país deverá cumprir com o que foi assinado. O diretor-geral reconhece que esta tarefa é difícil de ser cumprida em vários países.