quinta-feira, abril 25, 2024
HomeBrasilToyota faz recall de automóveis no Brasil

Toyota faz recall de automóveis no Brasil

Toyota faz recall de automóveis no BrasilUma grande montadora de automóveis anunciou recall de veículos no primeiro trimestre deste ano no Brasil: a Toyota. Os recalls ocorreram por conta de defeitos de fabricação, e vão custar milhões à montadora.

Nesta sexta-feira, a Toyota anunciou o recall de mais de 94 mil veículos no Brasil, entre os modelos SW4, RAV4 e Hilux. Deste modo, a empresa confirma que irá participar do recall global de mais de 6 milhões de veículos, que fora anunciado no início desta semana e “manchou” o nome da montadora, que é conhecida por fabricar automóveis de qualidade.

No Brasil, os modelos chamados foram os seguintes: Hilux e SW4 produzidos entre junho de 2005 e janeiro de 2011; e os automóveis modelo RAV4 fabricados entre agosto de 2005 e março de 2010. Do total de carros que entraram no recall, 67.498 unidades são da picape Hilux, enquanto 5.153 unidades são do RAV 4 e outras 22.341 unidades pertencem ao modelo SW4.

O recall mundial de 3 milhões e 390 mil veículos Toyota é o maior da história da companhia.

Motivo

O motivo do recall da Toyota é a identificação do funcionamento inadequado do sistema de airbag do lado do motorista. O defeito pode fazer com que o sistema não acione, aumentando o risco de ferimentos graves em caso de acidente. A falha foi detectada no componente (conjunto do cabo espiral) de conexão entre o módulo do comando do sistema de airbag e a bolsa do airbag.

Segundo informações da Toyota, se a luz de advertência do airbag do painel do automóvel acender espontaneamente com o veículo em movimento, e ficar acesa por mais de 6 segundos após a partida do veículo, o consumidor deverá submeter seu veículo à inspeção de umam concessionária autorizada da Toyota, onde será executado o reparo.

Além do problema com o airbag, que afetou os carros vendidos no Brasil, a Toyota também precisou fazer recall de veículos em outros lugares do mundo por conta de problemas como falhas na direção, banco do motorista e motor de arranque.

Sobre o recall

O recall dos automóveis será feito em duas etapas. A primeira, mais imediata, substituirá o conjunto do cabo espiral do sistema do airbag dos automóveis em que o cabo flexível se romper, e a luz de advertência permanecer acesa. O reparo, neste caso, tem a duração média de uma hora.

Já a segunda etapa vai acontecer a partir do dia 1 de julho de 2014, quando será feita a inspeção dos veículos chamados para o recall, e se necessário haverá a substituição do conjunto em todos os veículos envolvidos na campanha.

Contato

Quem possui um automóvel nos modelos e anos de fabricação chamados pela Toyota, precisam entrar em contato com as concessionárias autorizadas. A empresa disponibiliza também um telefone em que o consumidor poderá falar diretamente com o atendimento da empresa, o 0800 703 02 06. O site da Toyota é o www.toyota.com.br, onde o consumidor encontra outras informações sobre o recall e sobre os produtos.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias