quinta-feira, abril 25, 2024
HomeSaúdeTonturas e vertigens constantes podem melhorar com fisioterapia

Tonturas e vertigens constantes podem melhorar com fisioterapia

Tonturas e vertigens constantes podem melhorar com fisioterapiaÉ cada vez mais comum nas pessoas, acordar e levantar da cama com a impressão que está tudo girando, ou até mesmo ficar parado e perceber uma grande tontura. De acordo com o programa “Bem Estar”, da Globo, da última quarta-feira (17), as profissionais em otorrinolaringologia Francini Pádua e Renata di Francesco afirmaram que o importante é procurar um médico para avaliar os sintomas, porque já muitas causas para eles, podendo ser a posição do paciente, o metabolismo, problemas vasculares ou também infecções. Como forma de prevenção e tratamento, o principal é trocar o uso de tantos remédios, por exemplo, por exercícios e manobras de fisioterapia, explica a fisioterapeuta Carina Bezerra Rocha.

Os exercícios são responsáveis por colocar de volta os cristais que ficam dentro do labirinto, local onde ficam dentro do labirinto, região que cuida do equilíbrio, quando não estão no lugar certo, esses cristais causam a tão comum sensação de vertigem e tontura. É importante destacar que fisioterapia precisa ser bem indicada, porque isso depende muito do problema e do paciente, por esse motivo, o ideal é procurar um médico com antecedência para analisar e indicar o tratamento correto.

Labirintite

Um exemplo a ser usado é da química Raquel Sidi, que sofria com o problema e os medicamentos aliviavam por pouco tempo, ela alega que o que realmente ajudou foram as manobras. Nos casos que requerem um pouco mais de atenção, o labirinto pode ter uma infecção, levando a uma vertigem mais séria e mais incomoda, que é a labirintite. Essa situação é um pouco mais difícil de acontecer e na maioria das vezes o paciente confunde com uma tontura sem importância. Já no caso de crianças, é importante se atentar aos sinais de disfunções de equilíbrio, como quedas repentinas, vômitos, xixi na cama, mau rendimento escolar, medo de escuro ou medo de usar brinquedos em movimento, como gira-gira ou um escorregador.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias