Publicado em: segunda-feira, 05/12/2011

Time de futebol substitui nome dos jogadores por perfil no Twitter

As redes sociais têm sido usadas das maneiras mais diversas para divulgar determinado produto que pode acabar sendo lucrativo. O time da primeira divisão do México, Jaguares de Chiapas, lançou novas camisetas com os nomes dos perfis no Twitter dos jogadores no lugar onde deveria estar somente o nome de cada atleta. Além da iniciativa do próprio clube, o patrocinador também resolveu usar o espaço nas camisetas para divulgar o perfil do Twitter da empresa.

De acordo com o site esportivo “As.com”, a iniciativa dos jogadores surgiu depois de verem o apoio que receberam dos seus fãs na mesma rede social durante a partida contra o time adversário Pumas. Ao perceberem a capacidade de demonstrar apoio na internet, os jogadores resolveram retribuir e criaram contas próprias no Twitter para demonstrar tal gratidão. Com as contas devidamente cadastradas, os jogadores decidiram divulgar os endereços nas próprias camisetas e trocaram a identificação de cada atleta.

A mesma medida foi tomada pelo time espanhol Valência, no mês de setembro. Porém, ao contrário do contexto do time mexicano, os espanhóis aproveitaram o espaço que tinham na frente da camiseta, pois o time estava sem patrocinadores. Na ocasião em que a camiseta foi modificada, a partida foi contra o time Barcelona.

O Twitter é uma rede social de microblog que permite mensagens somente até 140 caracteres, o que dá a característica de textos curtos e conteúdos rápidos. Quando bem usado, o Twitter pode ser uma efetiva ferramenta de divulgação, pois seus usuários espalham as mensagens com grande velocidade.