Publicado em: quarta-feira, 27/07/2011

TIM e Claro empatam no segundo lugar do ranking das operadoras de telefonia móvel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nessa terça-feira (26) a relação de telefones celulares por habitante no país e a posição das principais operadoras na atuação do mercado. De acordo com a Anatel, a Vivo lidera com 29,4% do mercado, mas sua presença diminuiu 2,57% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Ao mesmo tempo, as empresas Tim e Claro empataram no segundo lugar, o que mostra o crescimento da primeira no mercado nacional.

De acordo com dados divulgados pela Anatel, as duas empresas contam com a mesma participação no mercado: 25,55%. Mesmo em segundo lugar, a TIM cresceu 6,58% em comparação ao ano passado e se classificou como a única com saldo positivo entre as empresas em atuação. Isso mostra o crescimento da TIM no Brasil, que investiu para alcançar a Claro no segundo lugar.

Caso a situação continue dessa maneira durante o mês de julho, a TIM deve superar a Claro já no próximo mês. Como a TIM é a única com saldo positivo e crescente, e a Claro registrou -0,03% desde janeiro, a tendência é que os números sigam a mesma direção e a TIM passe a ser a única empresa ocupando o segundo lugar do ranking brasileiro de participação no mercado.

A TIM vem investindo em campanhas de barateamento do custo das ligações desde o final do ano passado, quando também foi divulgado o crescimento econômico das classes C e D. Com isso, uma nova parcela de clientes surgiu, o que incentivou o investimento das empresas no mercado.