quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEsportesThomaz Bellucci perde no Aberto do Brasil mas sobe no ranking da...

Thomaz Bellucci perde no Aberto do Brasil mas sobe no ranking da ATP

Thomaz Bellucci Aberto do Brasil ATPThomaz Bellucci precisou de duas horas e 36 minutos para conseguir bater o argentino Leonardo Mayer. Não bastasse isso, ele precisou retornar pouco tempo depois ao Ginásio do Ibirapuera para enfrentar o italiano Filippo Volandri. Segundo o jogador, o fator agravante para sua derrota foi o cansaço, descartando uma lesão específica.

Volandri avançou à final do Aberto do Brasil, vencendo Bellucci por 2 sets a 1. “Entrei na quadra muito cansado. Em 12 horas não dá para recuperar”, explicou Bellucci, que concluiu a vitória sobre Mayer por 3/6, 6/3 e 7/5 perto das 0h30 (de Brasília) deste sábado. Por volta das 16h30 do mesmo dia, o tenista retornou à quadra, encarando Volandri, que havia jogado por cerca de duas horas na rodada anterior, para vencer o argentino David Nalbandian também em três sets: 3/6, 6/3 e 7/5. O confronto encerrou às 21h30 de sexta-feira.

Bellucci, por conta dos resultados no Aberto do Brasil, subiu quatro posições no ranking da ATP e é agora o número 34 do mundo e continua 1º do Brasil. Ele apontou que teria desistido da disputa se não fosse a presença da torcida que compareceu em peso ao Ginásio de São Paulo. Os torcedores ocuparam praticamente a lotação máxima do local, com 10 mil espectadores.

“Acho que se fiquei na quadra foi por respeito à torcida. Se fosse um torneio fora do Brasil provavelmente não iria ficar até o final. Eu via que o pessoal estava indo embora [no terceiro set], todo mundo sabia que a chance de eu ganhar seria muito pequena”, afirmou.

Ainda diante de Volandri, Bellucci solicitou atendimento médico já no primeiro set, quando sacava em 5/5 e 40-40. Apesar de ter conseguido fechar o parcial, o brasileiro não teve mais forças para manter o jogo. No segundo e terceiro set se agachou diversas vezes, levando as mãos às pernas.

Ele confirmou mais tarde em entrevista que estava sentindo cãibras, além do cansaço pela duração da partida com Mayer e pelo esforço do confronto com Volandri. “Em nenhum esporte você disputa um jogo e depois de 12 horas tem que entrar na quadra de novo. Ontem [sexta] o jogo foi muito desgastante mentalmente. Estive muito perto de perder, foi uma das vitórias mais emocionanes da carreira”, lembrou ele, que estava perdendo por 5/3 na terceira parcial para o argentino antes de virar, com um 7/5.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias