sexta-feira, abril 26, 2024
HomeTecnologiaTestes de rede 5G atingem velocidades recordes

Testes de rede 5G atingem velocidades recordes

Um grupo de pesquisadores defende ter conseguido alcançar velocidade recorde de conexão com testes na internet móvel. O feito foi alcançado por cientistas do Centro de Inovação 5G da Universidade de Surrey, localizada no Reino Unido. As pesquisas no local conseguiram realizar testes em que dados foram enviados com velocidade de um terabit por segundo (Tbps). Isso representa uma velocidade milhares de vezes mais rápida que as apresentadas nas conexões de dados atuais. O diretor do centro, que vem coordenando as pesquisas, afirma que espera que a tecnologia esteja pronta em 2018 para realizar demonstrações públicas.

Alcançar essa velocidade com internet móvel significa poder baixar em três segundo um arquivo três vezes maior que um arquivo de filme, por exemplo. De acordo com os testes, foi obtida uma taxa de conexão 65 mil vezes mais rápida do que a média hoje registrada nas redes 4G para os downloads. Estes testes com números recordes também superaram os resultados que até então já haviam sido obtidos com as redes móveis até o momento. O melhor nível de velocidade havia sido conquistado pela Samsung, com 7,5 Gigabits por segundo. No fim das contas, isso representa menos que 1% da conquista dos pesquisados de Surrey.Testes de rede 5G atingem velocidades recordes

O coordenador do grupo declarou em uma entrevista que eles conseguiram desenvolver no centro mais dez tecnologias inéditas e que uma delas era a que permitia alcançar com a conexão sem fio 1 Tbps, que seria a mesma capacidade permitida pela fibra óptica. A equipe do centro de pesquisas esteve realizando testes usando aparelhos posicionados a cem metros de distância, aproximadamente. Ainda não se sabe se essa velocidade obtida no teste poderá ser replicada na vida real. Antes de publicar as descobertas, o grupo deve realizar ainda mais testes na universidade, mas a proposta do grupo é ser o primeiro do mundo a conseguir demonstrar essa velocidade.

Os esforços para levar a rede 5G ao mercado estão sendo apoiados pelo órgão Ofcom, o regulador do mercado de telecomunicações no país. Além disso, o Ofcom ainda vem pedindo que a própria indústria do setor aja da mesma forma, porque esse tipo de comunicação iria permitir o provimento de outros serviços através dos aparelhos móveis, como transações no mercado financeiro e até mesmo projeções holográficas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias