quinta-feira, abril 18, 2024
HomeSaúdeTestes com vacina anti-HIV são positivos

Testes com vacina anti-HIV são positivos

A tão sonhada vacina contra o vírus HIV pode estar próxima de se tornar real. Isso porque cientistas espanhóis, do Centro de Biotecnologia da Espanha, divulgaram, nessa quarta-feira, dia 28 de setembro, que os testes feito com a substância MVA-B, teve uma alta taxa de sucesso. O teste foi realizado em 30 pessoas e melhorou a resposta imunológica de 90% delas.

Além disso, os efeitos do remédio ficaram no organismo das pessoas por até um ano. Os testes ainda estão em fase inicial, mas são os mais promissores com relação à durabilidade. Os pesquisadores afirmaram, também, que o antídoto não causou reações adversas nos pacientes. Os cientistas estudam o MVA-B desde 1999. O vírus foi isolado na Índia, e serve para várias vacinas, com varíola.

Os testes feitos em camundongos e macacos, em 2008, foram eficazes, o que motivou os pesquisadores a realizarem a experiência em vacinas para seres humanos. Nos testes, 25 pessoas receberam medicação contendo o MVA-B e outras seis receberam apenas placebo. O MVA-B, segundo o pesquisador Mariano Esteban, mostrou ser até mesmo melhor do que as outras vacinas em estudo atualmente.

Os ensaios foram feitos com a colaboração e parceria de médicos do Hospital Gregorio Marañón e do Hospital Clínico de Barcelona, ambos em Madri. Os resultados dos testes foram divulgados pelas revistas especializadas Journal of Virology e Vaccine.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias