Publicado em: terça-feira, 04/04/2017

Tesla supera Ford pela primeira vez em valor de mercado

A Tesla Motors, montadora de veículos norte-americana, de forma inédita superou a sua concorrente, Ford, no quesito valor de mercado. Em termos práticos, a Tesla Motors registrou que entregou para o mercado mais de vinte mil unidades dos seus carros, o que é considerado uma marca recorde para a empresa, que atua com a comercialização de automóveis elétricos. Esse recorde foi atingido após o primeiro trimestre.

O anúncio desse acontecimento foi realizado no domingo, dia 2 de abril de 2017. A notícia animou alguns setores do mercado de investidores, já que valorizou bastante as ações da Tesla.

Por outro lado, se para a Tesla Motors foi uma notícia boa, para a Ford, nem tanto. Isso porque ocorreu um declínio nas vendagens e também nas ações da Ford, a tradicional fabricante de carros. No mês de março, por exemplo, foi registrado que a Ford conseguiu vender menos de 30.000 veículos, uma queda significativa se comparada com as vendagens efetuadas durante o ano passado do mesmo período.

tesla supera ford valor de mercado

A General Motors, por exemplo, também sofreu baixa nas ações e vendas, já que vendeu pouco mais de 200.000 veículos ano passado, o que não é uma grande quantidade para essa gigante do mercado automotivo.

Outro exemplo de queda é a FCA US, que denotou uma queda de vendas da sua SUV 4×4. O retrocesso das vendas ficou na marca dos 5%.

A Honda também registrou uma ligeira queda de 0,7% nas vendas, se for comparado com a quantidade que vendeu durante o ano passado nesse mesmo período.

A Tesla Motors no cenário de automóveis

Fundada no ano de 2003 pelo empresário Martin Eberhard, a Tesla é uma companhia norte-americana que investe na produção e venda de veículos elétricos, que denotam uma grande importância devido ao seu caráter não-poluente e de benefício ao meio ambiente.

No primeiro trimestre do ano 2017, além do elevado número de vendas, essa montadora, sediada na Califórnia, atingiu a quantidade de mais de 25.000 veículos fabricados, o que também é considerado um recorde positivo.

A Tesla Motors, que atualmente tem como CEO o empresário Elon Musk, recebeu esse nome em homenagem ao célebre inventor e cientista Nikola Tesla. Em pouco mais de dez anos, já é possível dizer que a companhia já está no ranking das 10 empresas automotivas mais famosas da atualidade.

Para garantir a sua presença como uma empresa relevante e conhecida nesse concorrido mercado, a montadora tem o intuito de produzir 500.000 veículos por ano. Isso tudo já a partir do ano que vem. Além disso, a empresa de Elon Musk já conta com planos para dar início, em julho desse ano, à produção do Model 3, carro elétrico destinado para competir com veículos de outras marcas já consagradas.

Além de veículos elétricos, a Tesla Motor também tem em seu portfólio o desenvolvimento e a comercialização de componentes elétricos, tais como baterias.

Entre os modelos mais famosos da empresa é possível citar o Tesla Model S, o tesla Model X e o Tesla Rodster.