Publicado em: segunda-feira, 24/10/2011

Terremoto na Turquia já contabiliza 279 mortos

Neste domingo, o terremoto que atingiu o leste da Turquia alcançou 7.2 graus na escala Richter. Causou a morte de, pelo menos, 279 pessoas, deixando mais de 1.300 feridas, segundo dados oficiais divulgados. As buscas por possíveis sobreviventes continuam na cidade de Van.

O presidente da Associação de Busca e Resgate (AKUT) declarou à rede de televisão NTV que “em poucos dias” todos os destroços serão retirados, o que irá facilitar a busca por corpos ou sobreviventes. Especialistas afirmam que a agilidade nas buscas é primordial no resgate.

O serviço estatal de meteorologia prevê que as temperaturas podem ficar abaixo de zero grau na região. Além das fortes possibilidades de chuvas e neve. Para piorar, existe o perigo de mais terremotos. Já aconteceram mais de 200 após o primeiro.
O governo afirmou que as equipes de resgate já alcançaram todos os lugares afetados, até mesmo os povos e aldeias das montanhas. O fato de o terremoto ter acontecido durante o dia, possibilitou que muitas pessoas conseguissem se proteger.