Publicado em: sábado, 12/11/2011

Terremoto na Turquia deixa 36 mortos

O terremoto mais recente que atingiu a Turquia na última quarta-feira (09) já deixou 36 mortos, de acordo com a Agência de Gestão de Catástrofes e Situações de Emergência (AFAD) da Turquia. Esse tremor foi registrado com magnitude 5,6 e prejudicou a província de Van, região que já havia sido assolada pelo terremoto anterior, de magnitude 7,2, que aconteceu no mês passado. As conseqüências do segundo tremor foram menores que as do primeiro.

A maior quantidade de vítimas estava nos hotéis Bayram e Aslan, que inclusive abrigavam jornalistas com objetivo de cobrir a recuperação da cidade após o primeiro terremoto. O dono do Bayram, por exemplo, se hospedou com a família no estabelecimento, pois não confiava na estrutura da sua própria casa para proteger sua mulher e seus filhos. Foram resgatadas 30 pessoas com vida dos escombros dos dois hotéis. Outros 23 edifícios foram derrubados, mas já estavam desocupados por conta do terremoto anterior.

Dois jornalistas da agência de notícias turca DHA se deslocaram a Van para cobrir a recuperação da cidade e foram os últimos corpos a serem retirados dos escombros. O primeiro tremor foi sentido em 23 de outubro e deixou mais de 600 mortos. As equipes de resgate conseguiram salvar 222 vítimas.

O governo da Turquia pediu que estabelecimentos como hotéis e residências fossem abertos à população para que se hospedem durante o inverno rigoroso que deixa as temperaturas abaixo de zero. Ajuda internacional também foi aceita com a doação de casas pré-fabricadas e contêineres, que devem ser usados para dar abrigo aos agora moradores de rua.