Publicado em: terça-feira, 29/05/2012

Terremoto deixa pelo menos 15 mortos na Itália

Um terremoto que atingiu o norte da Itália causou a morte de pelo menos 15 pessoas. O tremor, de magnitude 5,8 na Escala Richter, também deixou dezenas de pessoas feridas, e, de acordo com as autoridades da região, pelo menos quatro estão desaparecidas. O terremoto deixou milhares de pessoas em pânico, sendo que estas estão morando em tendas.

Várias edificações foram danificadas pelo tremor e, de acordo com membro das Cruz Vermelha e de policiais da região, existem pessoas embaixo dos escombros sem ter como sair. Com o desmoronamento de uma fábrica em San Felice de Panaro, três pessoas morreram. Outras duas morreram em Mirandola, uma em Finale e uma em Concordia.

Pronunciamento do governo

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, disse que o país irá superar esta situação e afirmou que Vasco Errani (presidente de Emilia-Romagna) e o premier Maio Monti (presidente do Conselho) irão se pronunciar através da televisão a fim de garantirem que a população terá toda a assistência necessária, além do comprometimento com a reconstruções dos locais.

Vasco Errani afirmou que todos os locais serão reconstruídos e que a região “não será deixada sozinha”. O tremor pode ser sentido no centro-norte italiano, desde a localizada de Bolzano até Milão, chegando a Bolonha e a Toscana, Pisa e Florença. Várias edificações públicas foram evacuadas como medida de prevenção.