Publicado em: sábado, 10/03/2012

Tenista Gustavo Kuerten entra para Hall da Fama do esporte

O maior tenista masculino brasileiro das últimas décadas, Gustavo Kuerten, recebeu nesta semana, na quinta-feira (8), uma feliz consagração. Ele conseguiu entrar oficialmente para o Hall da Fama do tênis. A conquista foi comemorada pelo tenista, que dedicou ao pai Aldo, que morreu com um ataque cardíaco, no ano em que Kuerten tinha apenas oito anos.

Para comentar a mais nova realização, Guga deu uma entrevista coletiva, onde também comentou sobre suas outras realizações. Kuerten já ganhou 20 títulos simples, sendo que três deles foi no disputado Roland Garros, além de ter permanecido por 43 semanas ocupando a liderança do ranking mundial, entre os anos de 2000 e 2001.

“Obrigado, galera. Confesso que desde os seis anos de idade, quando comecei, jamais esperava fazer parte da história do tênis”, declarou o esportista em sua página pessoal no microblog Twitter. “O inacreditável é que desde as minhas primeiras raquetadas havia alguém que já sonhava com isso: meu pai. Dedico a ele essa conquista especial!”, postou.

O ex-tenista Guga ainda destacou que seu pai, apesar de ter falecido quando o esportista ainda era criança, era sua maior referência de vida. “Convivi com o meu pai durante 8 anos, e foi o suficiente para ele se tornar o meu ídolo eternamente! Pai, obrigado por poder te amar tanto”, declarou com emoção.

A conquista

Para conseguir ingressar neste grupo de elite da história nacional do esporte, Gustavo Kuerten precisou ser aprovado por pelo menos 75% de profissionais do jornalismo especializados na cobertura do esporte, numa eleição que aconteceu em janeiro deste ano.

Gustavo Kuerten é o segundo tenista brasileiro a fazer parte do Hall da Fama do tênis. A vencedora de dezenove títulos de Grand Slam, Maria Esther Bueno, foi a primeira brasileira eleita para o Hall da Fama, no ano de 1979.

Apesar de o anúncio do ingresso de Guga no Hall da Fama tenha acontecido esta semana, a cerimônia oficial, que decretará a inclusão de Gustavo Kuerten no grupo, só acontecerá no dia 14 de julho, nos Estados Unidos, na cidade de Newport, onde está também localizado o museu do tênis.