Publicado em: segunda-feira, 27/01/2014

Tênis: Wawrinka surpreende, vence Nadal e conquista Aberto da Austrália

Wawrinka surpreende, vence Nadal e conquista Aberto da AustráliaDepois de eliminar Novak Djokovic nas quartas de final, Stanislas Wawrinka voltou a surpreender no Aberto da Austrália. No último domingo (26), o suíço quebrou o tabu, e pela primeira vez, venceu o número 1 do ranking mundial da ATP, Rafael Nadal, e conquistou seu primeiro título de Grand Slam, na carreira, com vitória por três sets a um. As parciais foram de 6/3, 6/2, 3/6 e 6/3. O jogo teve duração de duas horas e 21 minutos.

A partida começou com a confirmação dos serviços dos rivais. No quarto game, porém, Wawrinka conseguiu a quebra depois de mandar as bolas no fundo da quadra para o adversário. Sem errar os serviços, o suíço confirmou a vitória no primeiro set por 6/3, com um ace. Foi o primeiro set vencido sobre Nadal em 12 jogos disputados.

Confiante, Wawrinka conseguiu uma quebra de saque logo no primeiro game do segundo set. No terceiro game, Nadal diminuiu a desvantagem para 2/1, mas sentiu um incômodo nas costas e teve de ser atendimento pelo fisioterapeuta. Assim, o confronto foi interrompido por sete minutos. No retorno do Touro Miúra, que ainda mostrava sentir a lesão, o suíço conseguiu nova quebra, abrindo vantagem de 4/1, e mais tarde, confirmou o triunfo no set por 6/2.

No começo do terceiro set, Wawrinka abusou dos erros e Nadal conseguiu a quebra. Mesmo sem se movimentar muito em quadra, o espanhol se aproveitou dos erros do oponente e fechou o set em 6/3.

Já no quarto set, os dois tenistas confirmaram seus respectivos serviços até o sexto game, quando Wawrinka quebrou o serviço do rival. Mas Nadal devolveu a quebra no game seguinte. Entretanto, com nova quebra no oitavo game, o então número 8 do mundo sacou em seguida, para fechar a partida em 6/3 no último set.

Wawrinka ultrapassa Federer no ranking da ATP e Nadal se mantém líder

Apesar da derrota na decisão do Aberto da Austrália, Rafael Nadal se mantém na liderança do ranking mundial. Stanislas Wawrinka, por sua vez, sai da oitava para a terceira colocação do ranking da ATP, e se torna o suíço mais bem colocado, à frente da ‘lenda’ Roger Federer, que estava na liderança dentre os compatriotas desde 2001.