Publicado em: domingo, 23/02/2014

Tênis: Teliana Pereira busca decisão inédita em torneio da WTA

Tênis: Teliana Pereira busca decisão inédita em torneio da WTANeste sábado (22), a partir do meio-dia, Teliana Pereira pode alcançar uma vitória histórica em sua carreira. Diante de Klara Zakopalova, da República Tcheca, número 35 do ranking mundial da WTA, a brasileira faz a segunda semifinal do Aberto do Rio, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Sua rival é a cabeça-de-chave número 1 desta fase.

Teliana e Zakopalova entrarão em quadra às 12 horas, após a primeira semifinal do Rio Open, entre a número 160 do ranking da WTA, Nastassja Burnett, da Itália, e a 62ª colocada do ranking mundial, Kurumi Nara, do Japão. Destaque do tênis nacional desde o ano passado, a atleta brasileira (98ª na WTA), já havia chego no grupo principal de Grand Slam e na chave mundial da Fed Cup.

Esta é a segunda vez que Teliana chega a uma semifinal de WTA, já que em fevereiro de 2013, alcançou o feito no torneio de Bogotá, na Colômbia. Antes dela, a última tenista brasileira a conseguir essa marca foi Luciana Corsato, em 1990, em São Paulo. Outro tabu quebrado foi entrar no top 100 do ranking mundial, o que não acontecia com uma brasileira desde 1990, com Andréa Vieira, então número 95 da lista.

Atleta colocou Brasil de volta na chave principal de um Grand Slam feminino

No Aberto da Austrália de 2014, disputado em janeiro, Teliana jogou a chave principal. A jogadora foi eliminada na primeira rodada para a russa Anastasia Pavlyuchenkova, por dois sets a zero, parciais de 7/6 (9/7) e 6/4. A última brasileira num grupo principal de Grande Slam foi Dadá Vieira, em 1993, no Aberto dos Estados Unidos.

Teliana Pereira, recentemente, se destacou por ajudar o Brasil a avançar aos playoffs do Grupo Mundial II, da Fed Cup, torneio que o País não tinha representantes desde o ano de 1994.