Publicado em: sexta-feira, 24/01/2014

Tênis: Nadal vence Federer e vai encarar outro suíço na decisão do Aberto da Austrália

Nadal vence Federer e vai encarar outro suíço na decisão do Aberto da AustráliaNesta sexta-feira (24), o número 1 do mundo, Rafael Nadal, superou o ex-melhor do mundo, Roger Federer, e se garantiu na decisão do Aberto da Austrália. A vitória do espanhol na semifinal do torneio de Melbourne, veio por três sets a zero, com parciais de 7/6 (4), 6/3 e 6/3. A partida teve duração de duas horas e 24 minutos. Com esse resultado, o Touro Miúra vai encarar Stanislas Wawrinka, na decisão.

O jogo começou equilibrado. Apesar da bolha na mão esquerda, Nadal não se mostrou diferente e teve três chances de quebrar o adversário. Porém, Federer estava bem e levou o primeiro set para o tie-break. No game desempate, o espanhol fez 7 a 4 e venceu o set inicial.

Já o segundo set teve como destaque os ralis, vencidos na maioria por Nadal, que conseguiu a primeira quebra no set numa jogada com 20 devoluções de bola. Depois de ter um 30-0 a seu favor, o atual número 6 do ranking da ATP sofreu a virada do Miúra, que fez 6/3.

Por fim, no terceiro set, Federer continuava sem conseguir um break-point, e foi quebrado no terceiro game, quando não conseguiu devolver a bola de voleio. No sétimo game, o espanhol conseguiu mais uma quebra, após bola na fita do suíço. A classificação do melhor do mundo veio com uma bola fora do oponente.

Rafael Nadal e Stanislas Wawrinka se enfrentarão na final do Aberto da Austrália neste domingo (26), às 6h30 (horário de Brasília). O suíço, número 8 do mundo, venceu o tcheco Tomas Berdych na última quinta-feira (23), na outra semifinal, por três sets a um, com parciais de 6/3, 6/7 (1), 7/6 (3) e 7/6 (4).

Nadal tem 100% de aproveitamento diante de próximo adversário na decisão

Favorito para a final, Nadal já enfrentou Wawrinka 12 vezes e venceu todas. Esta será a terceira decisão do espanhol no Aberto da Austrália, torneio em que foi campeão em 2009. O suíço, por sua vez, participará de sua primeira final de Grand Slam.