Publicado em: sábado, 25/01/2014

Tênis: Favorita na decisão, Na Li vence Cibulkova e conquista Aberto da Austrália

Tênis: Favorita na decisão, Na Li vence Cibulkova e conquista Aberto da AustráliaDepois de eliminar a polonesa Agnieszka Radwanska e a russa Maria Sharapova, a eslovaca Dominika Cibulkova não teve muitas chances para surpreender a chinesa Na Li, e foi derrotada na decisão do Aberto da Austrália, realizada neste sábado (25), em Melbourne. A tenista asiática venceu por dois sets a zero, com parciais de 7/6 (3) e 6/0.

O Aberto da Austrália é o segundo título de Grand Slam de Na Li, que também havia sido campeã em Roland Garros, em 2011. No início deste ano, a tenista já havia conquistado o torneio de Shenzen, disputado na China.

Estreante em finais de Grand Slam, Cibulkova cometeu alguns erros no primeiro game e sofreu uma quebra de Na Li, que abriu 2/0 no começo do jogo. A partir dos games seguintes, a eslovaca cresceu na partida e virou o placar para 4/3, quebrando o serviço da adversária. Ambas confirmaram seus respectivos serviços, até outra quebra da chinesa, que fez 6/5 após longa troca de bolas. Em seguida, porém, a oponente devolveu a quebra e o duelo foi para o tie-break.

Mais experiente, a chinesa venceu por 7 a 3 e o set foi fechado após 1 uma hora e dez minutos de jogo. A vitória no set veio com um erro forçado de Cibulkova.

Já no segundo set, Na Li nem parecia disputar uma decisão de Grand Slam. Arriscando todas as bolas, a chinesa abriu logo vantagem de 5/0 em 21 minutos, após duas quebras de saque. A última quebra veio em seis minutos, no último game. Placar de 6/0 no segundo set.

Campeã, Na Li subirá uma posição no ranking da WTA

Antes da final, Na Li era a quarta colocada do ranking da WTA, mas nesta segunda-feira (27), a chinesa pulará para a terceira posição na tabela, devido ao título assegurado no Aberto da Austrália. Anteriormente número 24 do mundo, Dominika Cibulkova, por sua vez, subiu para o 13º lugar do ranking mundial, após o vice-campeonato no torneio de Melbourne.