Publicado em: quinta-feira, 23/01/2014

Tênis: Em duelo de aces, Wawrinka vence Berdych e é finalista do Aberto da Austrália

Em duelo de aces, Wawrinka vence Berdych e é finalista do Aberto da AustráliaEm jogo disputado nesta quinta-feira (23), na cidade de Melbourne, o suíço Stanislas Wawrinka venceu o tcheco Tomas Berdych por três sets a um, pela semifinal do Aberto da Austrália, e se garantiu na decisão do torneio. As parciais foram de 6/3, 6/7 (1), 7/6 (3) e 7/6 (4). Equilibrado, o confronto contou com vários aces, 39 ao todo, 18 do vencedor e 21 do tenista eliminado.

Esta é a primeira vez que Wawrinka chega a uma decisão de Grand Slam. Ao todo, o suíço, já conquistou cinco títulos na carreira. Em 2014, o jogador já se sagrou campeão do ATP 250 de Chennai, na China.

O confronto reunia o sétimo e oitavo colocados do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Berdych e Wawrinka, respectivamente. E este equilíbrio foi evidenciado dentro de quadra. Foram 49 erros não forçados para cada lado. Em relação às quebras de saque, houve apenas uma durante todo o jogo, a favor do suíço no primeiro set, vencido por 6/3. Os outros sets chegaram todos à decisão no tie-break.

A final do Aberto da Austrália será disputada entre Stanislas Wawrinka e o vencedor do confronto entre o melhor do mundo, o espanhol Rafael Nadal, e o ex-número 1 do ranking da ATP, o suíço Roger Federer, que se enfrentam na segunda semifinal nesta sexta-feira (24), às 6h30 (horário de Brasília).

Federer pode ser ultrapassado por outro suíço no ranking da ATP

Maior tenista da Suíça desde 2001, Roger Federer tem seu posto ameaçado pela primeira vez. Caso não seja campeão do Aberto da Austrália, o atual sexto colocado do ranking mundial será ultrapassado pelo compatriota Stanislas Wawrinka na tabela de classificação. O vice-campeonato do torneio de Melbourne vale 4.835 pontos, enquanto uma eliminação na fase semifinal vale 4.355 pontos. O título dá ao campeão 5.635 pontos.