Publicado em: quinta-feira, 02/08/2012

Tênis de Mesa recebe homenagem nas Olimpíadas de Londres 2012

Tênis de Mesa recebe homenagem nas Olimpíadas de Londres 2012Google homenageia hoje (2) com doodle o esporte tênis de mesa, fazendo referência aos Jogos Olímpicos de Londres. O esporte, que surgiu na Inglaterra no século XIX, é o mais rápido entre todos os que envolvem bola, e começou a ser disputado em olimpíadas apenas em 1988, nos jogos de Seul. Como o objetivo do esporte era imitar o tênis de quadra em um ambiente fechado, os jogadores usavam objetos do dia a dia, por exemplo, ao invés de usar a rede para dividir os lado, colocava-se uma pilha de livros no local. Uma rolha também era muito utilizadana época para substituir a bola.

O esporte só começou a ser divulgado no Brasil no ano de 1905 por ingleses, que aqui estavam á turismo. Em 1912, aconteceu o primeiro campeonato por equipes em São Paulo, aonde o Vitória Ideal Clube venceu a competição. No Brasil, o esporte é regulamentado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

O jogador que mais conseguiu títulos mundiais foi o húngaro Viktor Barna, com cinco medalhas (anos 1930 e 1932 à 1935). Nos anos 80 o destaque mundial ficava entre os europeus, principalmente os suecos, que conseguiram diminuir a soberania chinesa no esporte. O símbolo dessa conquista foi o sueco Jan-Ove, que ganhou duas vezes o campeonato mundial e foi o único não oriental a ganhar um ouro olímpico na modalidade.

O esporte é praticado em uma mesa, e suas medidas oficiais são 2,74m decomprimento, 1,52m de largura e 76 centímetros de altura. A partida é normalmente disputada em melhor de cinco sets, em torneios nacionais e setesets em torneios internacionais. O set é finalizado quando um dos lados consegue somar 11 pontos. Se houver empate em 10 pontos, o jogo vai continuar até que um dos jogadores obtenha dois pontos de vantagem.