quarta-feira, abril 24, 2024
HomeEsportesTênis de Mesa recebe homenagem nas Olimpíadas de Londres 2012

Tênis de Mesa recebe homenagem nas Olimpíadas de Londres 2012

Tênis de Mesa recebe homenagem nas Olimpíadas de Londres 2012Google homenageia hoje (2) com doodle o esporte tênis de mesa, fazendo referência aos Jogos Olímpicos de Londres. O esporte, que surgiu na Inglaterra no século XIX, é o mais rápido entre todos os que envolvem bola, e começou a ser disputado em olimpíadas apenas em 1988, nos jogos de Seul. Como o objetivo do esporte era imitar o tênis de quadra em um ambiente fechado, os jogadores usavam objetos do dia a dia, por exemplo, ao invés de usar a rede para dividir os lado, colocava-se uma pilha de livros no local. Uma rolha também era muito utilizadana época para substituir a bola.

O esporte só começou a ser divulgado no Brasil no ano de 1905 por ingleses, que aqui estavam á turismo. Em 1912, aconteceu o primeiro campeonato por equipes em São Paulo, aonde o Vitória Ideal Clube venceu a competição. No Brasil, o esporte é regulamentado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

O jogador que mais conseguiu títulos mundiais foi o húngaro Viktor Barna, com cinco medalhas (anos 1930 e 1932 à 1935). Nos anos 80 o destaque mundial ficava entre os europeus, principalmente os suecos, que conseguiram diminuir a soberania chinesa no esporte. O símbolo dessa conquista foi o sueco Jan-Ove, que ganhou duas vezes o campeonato mundial e foi o único não oriental a ganhar um ouro olímpico na modalidade.

O esporte é praticado em uma mesa, e suas medidas oficiais são 2,74m decomprimento, 1,52m de largura e 76 centímetros de altura. A partida é normalmente disputada em melhor de cinco sets, em torneios nacionais e setesets em torneios internacionais. O set é finalizado quando um dos lados consegue somar 11 pontos. Se houver empate em 10 pontos, o jogo vai continuar até que um dos jogadores obtenha dois pontos de vantagem.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias