Publicado em: segunda-feira, 09/07/2012

Tênis – Bellucci sobe 16 posições no ranking

O tenista brasileiro Thomaz Bellucci conseguiu subir no ranking mundial, divulgado nesta segunda-feira (09), e desta forma interrompeu uma série negativa das últimas semanas, onde ele vinha acumulando quedas na lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

O brasileiro subiu 16 posições no ranking, e agora ocupa a 64ª colocação. A evolução de Bellucci aconteceu após a conquista do Challenger de Braunschweig, na Alemanha, que rendeu 125 pontos ao brasileiro. Além de melhorar sua colocação no ranking da ATP, a conquista de Bellucci ainda rendeu uma premiação de 15, 3 mil euros.

O ranking divulgado nesta segunda-feira confirmou Roger Federer na primeira posição. O suíço reassumiu o número um após mais de dois anos, e desta maneira se transforma no tenista como o maior período em que ocupou a liderança da ATP, 286 semanas, superando a marca que até então pertencia ao norte-americano Pete Sampras.

Federer também se tornou o segundo tenista mais velho a ser número um do mundo. Perto de completar 31 anos, o suíço só é superado por Andre Agassi, que foi líder do ranking mundial aos 33 anos. Federer superou o sérvio Novak Djokovic, que caiu para o segundo lugar, e Rafael Nadal, terceiro colocado.

O retorno de Roger Federer liderança do ranking mundial acontece após a conquista do Aberto de Wimbledon, realizada no último domingo (08), com vitória sobre o escocês Andy Murray (que permanece na quarta posição do ranking). Além do topo na ATP, Federer também passou a ser, juntamente com Sampras, o maior vencedor do torneio realizado na grama sagrada, com sete conquistas em sua carreira.