Publicado em: quarta-feira, 30/05/2012

Tempo de espera para conseguir visto para os Estados Unidos diminui

O tempo de espera para agendar a entrevista e a entrega de documentos para conseguir tirar o visto para os Estados Unidos diminuiu após a implantação do novo sistema. Em abril, quando o novo sistema ainda não tinha sido colocado em prática, o tempo de espera em São Paulo chegava a ser de pelo menos 28 dias. Depois das mudanças, esse tempo caiu para apenas 11 dias.

Claro que essa maior rapidez gerou muitos elogios, mas os usuários do serviço ainda têm algumas críticas como, por exemplo, o processo de retirada do visto.

Agora é necessário que a pessoa que está tirando o visto precise fazer duas visitas aos postos de atendimento do consulado americano. A primeira é para que sejam retiradas as impressões digitais, feita a foto e quando o usuário deve entregar a sua documentação. Já na segunda visita é quando acontece a entrevista.

Na lista de mudanças que foram implantadas e que ocasionaram a diminuição do tempo para a retirada do visto, estão a criação de mais dois novos postos para a entrega de documentos na capital paulista.

Um deles foi criado na Saúde, na Zona Sul de São Paulo, e o outro em Pinheiros, na Zona Oeste. De acordo com as informações divulgadas pelo consulados dos EUA, o tempo que as pessoas aguardam para serem atendidas nesses postos não passa de 15 minutos.