Publicado em: quarta-feira, 15/08/2012

Tempestade tropical deixa duas pessoas mortas nas Filipinas

Tempestade tropical deixa duas pessoas mortas nas FilipinasAs Filipinas foram atingidas nesta quarta-feira, 15 de agosto, pela tempestade tropical conhecida como Kai-Tac. O fenômeno natural foi responsável por deslizamentos de terra e inundações assim que chegou ao norte do país e provocou a morte de duas pessoas.

De acordo com as informações divulgadas pela a imprensa local, essas duas novas mortes foram registradas nas províncias de Ilocos Sul e Pangasinan, que ficam no norte da ilha de Luzon. Na última semana, pelo menos 95 pessoas morreram e outras 3,7 milhões de pessoas foram afetadas pelas tempestades tropicais que atingem o país.

O Serviço Filipino de Meteorologia divulgou que a Kai-Tac tocou a terra nesta quarta-feira, durante a madrugada, no nordeste da ilha de Luzon. Foram registrados ventos de até cem quilômetros por hora, além de precipitações de 35 milímetros. Segundo as informações dadas pela Defesa Civil da região, quatro municípios registraram fortes inundações em decorrência da tempestade. Além disso, uma das principais estradas da região foi bloqueada após ocorrer um deslizamento de terra.

As autoridades do país emitiram alerta de nível dois (o máximo é cinco) para dezesseis províncias que ficam no note da ilha de Luzon. As pessoas ainda foram orientadas para que abandonem locais como zonas baixas ou que estejam perto de encostas para evitar mais tragédias.

Manila, que é a capital do país, está sofrendo com as fortes inundações há pelo menos uma semana, mas desta vez está fora da área de risco. Ainda assim, fortes chuvas foram registradas na região na noite passada.

As enchentes e inundações nas Filipinas já estão prejudicando os moradores do país há pelo menos uma semana. Cerca de 3,7 pessoas foram afetadas pelo fenômeno e agora pelo menos 300 mil delas estão nos 808 abrigos que são disponibilizados pelo governo da Filipina para a população atingida.