Publicado em: domingo, 11/11/2012

Teleton 2012: Hebe Camargo foi a grande homenageada desta edição

O Teleton 2012 foi aberto na noite de sexta feira (09) pelos apresentadores Silvio Santos, de 81 anos e Eliana, de 38. Os dois aproveitaram para relembrar com carinho da grande madrinha deste projeto, a falecida apresentadora Hebe Camargo (1929-2012), que antes comandava boa parte da apresentação do Teleton. Em dois momentos distintos os dois realizaram suas homenagens.

No momento em que foi apresentar os três bonecos do Teleton, o chefe da casa lembrou que a mais nova personagem, uma bonequinha que usa cadeira de rodas ainda não possui nome e sugere Hebinha, lembrando que seria uma bom nome, de forma que ficariam com Hebinha enriquecendo a coleção de bonecos do Teleton. Silvio logo recebeu o apoio da platéia.

Mais tarde, foi Eliana que se recordou de Hebe Camargo e se emocionou ao falar da rainha da televisão brasileira, responsável pela apresentação nos últimos 15 anos. Eliana lembrou que Hebe foi a madrinha da AACD, sendo que a própria Hebe chegou a amar cada uma das crianças da entidade como um mãe. Eliana ainda lembrou que o desafio agora é manter acessa a chama que Hebe acendeu durante os últimos 15 anos de Teleton.

Como este ano o projeto que beneficia a AACD completa quinze anos, Silvio Santos estipulou como meta de arrecadação que gostariam de atingir o valor de 25 milhões de reais, para manter o trabalho que já foi feito até hoje, apelando mais uma vez para a solidariedade do público.

Silvio, que está a frente do Teleton desde o ano de 1998, foi homenageado ainda com um vídeo exibindo imagens de seus diferentes looks desde o começo do programa. Ele mesmo completou as imagens, afirmando que não teria mudado muito, continuando com o mesmo paletó, o mesmo microfone, só que 15 anos mais velho, brincou ele.

Silvio destacou ainda a importância desta doação, para que o valor que a AACD precisa para continuar cuidando dos pacientes seja alcançado. O apresentador ainda lembrou que mesmo os cinco reais doados são muito significativos, agradecendo ainda às pessoas para as quais mesmo cinco reais fazem falta e elas fazem este sacrifício para ajudar uma entidade.

Com a proposta de homenagear as mães das crianças da AACD, a apresentadora Eliana comentou sobre sua própria relação com o filho. Ela lembrou que nenhum dos momentos que viveu em sua vida nos últimos anos teria sido tão marcante quanto se tornar mãe e por isso ela admira muito a força das mães da AACD, que são batalhadoras.

O Teleton foi criado nos Estados Unidos em 1966, pelo ator e comediante Jerry Lewis, eu tinha um filho com distrofia muscular. Desde este ano, o evento é realizado anualmente, servindo ainda como inspiração para campanha similares em diversos países.

O primeiro Teleton brasileiro aconteceu em maio de 1998, com a proposta de levantar recursos para o tratamento e reabilitação de pacientes nas unidades da AACD, a Associação de Assistência à Criança Deficiente. Na primeira edição, o Teleton Brasil arrecadou o valor de R$ 14.855.000,00, que foram destinados para a construção de uma nova unidade da AACD, em Recife, além de permitir a reforma da antiga unidade da Mooca, bairro de São Paulo. Na edição do ano passado, o evento conseguiu juntar mais de R$ 26 milhões, que resultou na construção de outras duas unidades, uma em Campina Grande, na Paraíba e outra em Vitória, no Espirito Santo.