Publicado em: sexta-feira, 14/03/2014

Telefonia celular comemora os 30 anos do primeiro aparelho móvel do mundo

Telefonia celular comemora os 30 anos do primeiro aparelho móvel do mundoEsta é uma semana de aniversários revolucionários. Se a world wide web deixava de ser uma mera ideia há 25 anos, meia década antes acontecia a venda do primeiro aparelho no mundo. Exatamentente em 13 de março de 1984, a Motorola comercializou o DynaTAC 8000X, que hoje já não lembra sequer os telefones residenciais sem fio mais baratos do mercado, e não merecia sequer o rótulo de tijolo, mas de bloco de concreto.

Com quase 1 kg de peso e 12 vezes a espessura de um iPhone 5, o “brinquedinho de playboy” foi vendido a US$ 3.994, o que na cotação atual equivaleria a aproximadamente US$ 9 mil. A telefonia celular em si já era comum nos Estados Unidos, mas os aparelhos móveis ficavam em carros devido ao enorme peso das baterias, impossíveis de serem carregadas na mão.

Graças a isso, o DynaTAC 8000X, que possuía tecnologia de ponta para a época, acabou recebendo o status de artigo de luxo. E ele surgiu em uma época onde falar ao telefone era fácil e barato, uma vez que os telefones públicos estavam espalhados pelas ruas americanas, com ligações custando centavos, e ainda muitos carros tinham seus aparelhos próprios. Ainda assim, a inovação balançou completamente as estruturas do mercado da telefonia da época.

Projeto piloto

De acordo com engenheiros e designers da Motorola, o DynaTAC inicialmente foi projetado para ser apenas um protótipo de testes, e não para ser fabricado e produzido em larga escala. Outro fator que pesava contra o aparelho era uma certa implicância por parte da FCC, que nos Estados Unidos equivale-se à Anatel por aqui, o que fez com que o projeto comercial levasse pelo menos uma década para sair do papel.

Apesar das dificuldades para regularizar, e das medidas absurdas (o aparelho media 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura, e tinha peso de 795 g), o aparelho se tornou bastante funcional, e se tornou o precursor da tecnologia que conhecemos hoje, já bastante popularizada e acessível.