Publicado em: segunda-feira, 17/02/2014

Telefonia 4G vai interferir na TV digital

Telefonia 4G vai interferir na TV digitalO estudo foi feito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, encomendado pela sociedade Brasileira de Engenharia e Televisão (SET), e afirma que a Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda pode consertar o problema.

A telefonia 4G, utiliza canais analógicos (frequência de 700 megahertz) para sua transmissão. Segundo os pesquisadores, isso vai atrapalhar a chegada do sinal digital da TV e, em alguns casos, pode até impedir completamente a transmissão uma vez que a frequência utilizada pelos televisores é inferior àquela usada nas antenas de celular.

Os resultados foram entregues à Anatel e ao Ministério das Comunicações, no intuito de resolver a questão e prevenir danos futuros antes do mês de abril, quando acontecerá o leilão das frequências digitais.

O estudo

Experimentações foram feitas na interferência recebida por 6 tipos diferentes de receptores digitais. Dos mais antigos, fabricados em 2007, todos perderam totalmente a transmissão da imagem em todos os canais. Dos mais atuais, feitos em 2012 e 2013, alguns canais perderam o sinal. Nas TVs com antenas internas a situação é ainda pior: as falhas acontecem simplesmente pelo fato de se atender um celular próximo ao aparelho.

Exemplo

Questões sobre interferências entre os serviços de televisão e celular que operam na mesma faixa estão presentes no centro das discussões em todos os países que começaram a regulamentação do serviço, afirmou José Franco, presidente da SET e, segundo ele, é o que precisa ser feito aqui no Brasil. Nesses outros países, a questão foi resolvida com a troca de cabeamento e a implantação de filtros.