Publicado em: quinta-feira, 05/07/2012

Tecnologia – Fifa vai permitir equipamento para lances polêmicos

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou nesta quinta-feira (05) que passará a permitir o uso da tecnologia para lances polêmicos. A decisão tem caráter histórico, já que durante muitos anos a entidade havia se manifestado contra o uso de equipamentos para esclarecer dúvidas durante a partida.

Uma reunião realizada pela International Board, órgão ligado à Fifa voltado para discutir temas da arbitragem no futebol, definiu que em breve o futebol passará a contar com um dispositivo para sanar as dúvidas de lances na linha do gol. O objetivo da ação é evitar que lances como os ocorridos na Copa do Mundo de 2010 ou da Euro deste ano, em que a bola ultrapassou a linha mas não foram validados os gols.

A Fifa estuda duas alternativas para este tipo de situação. O primeiro deles é o chamado ‘hawk-eye’ (olho de falcão), sistema com várias câmeras posicionadas no gol, semelhante ao que é usado no tênis atualmente. Outro seria um chip implantado na bola e nas traves, que informaria se ela teria cruzado a linha de fundo.

De acordo com a Fifa, ainda estão sendo feitos testes com as duas tecnologias, antes delas serem implementadas nos estádios de futebol, em partidas ‘reais’. A International Board esclarece que o uso da tecnologia só será permitido para lances de gol, e não poderá ser aplicado em outras partes do campo.

Recentemente o presidente da Fifa, Joseph Blatter, havia dito que o uso de elementos tecnológicos para esclarecer lances polêmicos era uma ‘necessidade’ no futebol, justamente por conta dos erros cometidos na Eurocopa e no Mundial. Esportes como tênis, basquete e futebol americano já vêm adotando a medida para auxiliar os árbitros durante as partidas.