Publicado em: segunda-feira, 03/03/2014

Tecnologia de combate das telonas para os campos de guerra reais

Tecnologia das telonas para os campos de guerra reaisO filme “Os Vingadores” reúne duas personagens que são sonhos do exército dos Estados Unidos. Um deles é o Capitão América, geneticamente modificado, com seus potenciais físicos muito melhorados e um defensor fiel da soberania do país. Segundo teorias da conspiração, eles já existem, e há algum tempo.

Já o outro é o Homem de Ferro, que com sua armadura super-resistente e tecnológica consegue encarar os maiores desafios, de balas a hélices de motores gigantes. E esse é um desejo prestes a ser realizado. Alguns modelos de armaduras tecnológicas já foram apresentados, mas a versão mais recente, criada no US Army Research, Development and Engineering Command(RDCOM), chamou muita atenção.

Chamada de TALOS, sigla de Tactical Assault Light Operator Suit, a inovação tecnológica está em avançado estágio de desenvolvimento, e nos próximos quatro anos deve entrar em testes operacionais. Estão sendo empregadas na armadura tecnologias já disponíveis, que são alteradas do RDCOM para melhorar o desempenho dos soldados.

Totalmente a prova de balas, o TALOS emprega ligas metálicas resistentes, mas leves e maleáveis. Não. A armadura não dará aos soldados a capacidade de voo ou de lançar mísseis teleguiados, nem sequer terá inteligência artificial. Ou pelo menos não por enquanto. Mas algumas tecnologias como o uso de correntes elétricas para repelir projéteis, por exemplo, está em fase de desenvolvimento. Essa mesma funcionalidade vai ajudar a melhorar a performance dos soldados.

Sensores internos e externos dará aos usuários as sensações táteis e de clima, por exemplo, e um visor nos padrões do Google Glass vai fornecer informações sobre localização, comunicação com a base militar e GPS, além da tradicional visão noturna e leitores de temperatura. Complementam o projeto articulações hidráulicas que podem aumentar a força e velocidade de quem vestir a armadura.

Obama se empolga com o projeto

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em tom animado que os Estados Unidos estão trazendo à realidade o Homem de Ferro. Segundo ele, maiores detalhes do projeto não podem ser divulgados ainda, por ser um projeto secreto. Ele afirmou que alguns protótipos tem sido desenvolvidos, mas o modelo definitivo não sai antes de 2018.