Publicado em: sexta-feira, 14/02/2014

Técnica de costurar tela na língua para emagrecer é criticada por especialistas

Técnica de costurar tela na língua para emagrecerA busca pelo “corpo ideal” é um dos objetivos mais comuns da sociedade atual, milhões de pessoas recorrem a procedimentos cirúrgicos, dietas e até mesmo simpatias para emagrecer. Uma técnica para eliminar peso que tem ganhado fama pelo mundo todo é uma que consiste na costura de uma tela plástica colocada na língua do paciente, com o material preso na língua, torna-se um pouco dolorido movimentá-la, fazendo com que o paciente consiga ingerir apenas líquido.

Não há evidências científicas que comprovem a eficácia da técnica, assim como ainda não há artigos com respaldo científicos publicados na base PubMed – importante plataforma na área da saúde.

No entanto, cirurgiões da Colômbia, México, Nicarágua, Venezuela, República Dominicana e Chile, e até mesmo os Estados Unidos, afirmam que o método apresenta uma estratégia rápida para quem quer perder peso rapidamente.

Para que essa técnica venha a ser utilizada no Brasil, seria preciso que uma instituição fizesse um estudo sobre o assunto, apresentasse para a comunidade científica e fosse aprovado pelos comitês de éticas.

A língua tem a função de auxiliar e ajudar a movimentar o alimento em direção aos dentes, sem esse movimento, torna-se impossível mastigar alimentos sólidos. Médicos brasileiros afirmam que esta técnica é uma medida muito radical para a eliminação de peso.

A intervenção cirúrgica é rápida, o paciente recebe uma anestesia local, o plástico é preso à língua por meio de 6 pontos, e caso não haja sangramento, é liberado após a cirurgia.

O paciente fica com a tela por 30 dias, e deverá seguir uma dieta líquida e pouco calórica, mas não pode esquecer de que deverá praticar exercícios para ajudar a perder peso, e em apenas um mês, o paciente pode chegar a perder aproximadamente 10 kg. Após a remoção da malha plástica, é recomendável que a pessoa dê continuidade a dieta para que não volte a engordar.