Publicado em: quinta-feira, 20/10/2011

Taxa básica de juros é reduzida a 11,5%

Nesta quarta-feira (19), o Comitê de Política Monetária (Copom), formado pelos diretores do banco Central, decidiu que está rebaixando mais uma vez a taxa básica de juros, a taxa Selic, em 0,5%. A taxa que estava estipulada em 12% parou para 11,5% ao ano. Dessa forma, é a segunda vez seguida que a taxa é reduzida no governo da presidente Dilma Rousseff.

Em seu comunicado oficial, o banco Central começou que “um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012”

Neste ano, a reunião dos membros do Copom já aconteceu sete vez. Nas cinco primeiras reuniões, os membros haviam optado por aumentar a taxa, as duas primeiras com elevação de 0,5% e as outras três em 0,25%. Na reunião que aconteceu eu agosto, o mercado se surpreendeu com o anuncio que a Selic seria rebaixada a 12%.

Quando a preside Dilma encerrou no governo, a taxa em uso era de 10,75%. O próximo encontro está agendado para acontecer nos dias 29 e 3o de novembro. A Selic é utilizada para fazer o controle do ensono e media a expectativa da inflação para o mês e ao ano.