Publicado em: terça-feira, 06/12/2011

Taxa básica de juros deve ser de 10% no próximo ano

O relatório semanal Focus, elaborado pelo banco Central e apresentados nesta segunda-feira (5), indica que para o próximo ano, a expectativa do mercado financeiro é que a taxa básica de juros, a Selic, fique em 10%. O esperado é que a taxa consiga ser de 9,75% próxima ao encerramento do próximo ano.

Este é o primeiro documento a ser divulgado desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que aconteceu na última semana. Na última quarta-feira (30), oi anunciado o corte de 0,5 ponto percentual, deixando a Selic em 11% ao ano. Nesta semana será divulgada a ata da reunião do grupo formado pelos diretores do Banco Central e irá explicar quais foram as razões responsáveis pelo corte na taxa.

Também foram anunciadas as expectativas para a taxa cambial para 2012. Na última divulgação, o dólar deveria operar em R$ 1,75 no próximo ano, e agora, deve ficar a R$ 1,79 em 2012. Esta foi a primeira vez que a moeda norte-americana consegue apresentar alta após sete semana.

O documento ainda trouxe os índices para o crescimento da economia brasileiro. Depois do governo federal anunciar novos pacotes que buscam estimular o consumo e a produção, a estimativa também conseguiu apresentar alta.