Publicado em: terça-feira, 17/04/2012

Taur Matan Ruak é eleito presidente do Timor Leste

Na segunda-feira (16), Taur Matan Ruak foi eleito como o presidente do Timor Leste. Ruak é ex-comandante das Forças Armadas e terá de enfrentar a dura missão de comandar uma nação ainda jovem que passou por décadas de conflitos. No segundo turno das eleições presidenciais, Ruak conseguiu 61,23% dos votos. O segundo lugar ficou com o ex-presidente do Parlamento Francisco Guterres, e obteve 38,77% dos votos da eleição.

Com o terceiro lugar das eleições do primeiro ficou o atual presidente do país e também prêmio Nobel da Paz, José Tamos Horta, sendo que não competiu na segunda-feira. Os eleitores foram votar no sucessor de Horta com a esperança de conseguirem enfim uma paz prolongada depois de muitas décadas de constante violência no Timor Leste.

Segunda eleição

Esta foi a segunda eleição presidencial no país, que possui 1,1 milhão de habitantes, desde a independência, que aconteceu em maio de 2002. O presidente eleito Ruak viveu durante muito tempo na selva, assim como Guterres. Eles comandavam a guerrilha contra as tropas da Indonésia que invadiram o Timor Leste em 1975.

Ruak, conhecido por “TMR”, comandou as Forças de Defesa do Timor Leste e sempre vestiu o uniforme. E foi com esta vestimenta militar que realizou toda a sua campanha. O presidente eleito era apoiado pelo partido de centro-esquerda do primeiro-ministro Xanana Gusmão, o CNRT.