sábado, abril 27, 2024
HomeMundoTam e Lan concluem fusão e se tornam uma das maiores aéreas...

Tam e Lan concluem fusão e se tornam uma das maiores aéreas do mundo

A operação de trocas de ação entre as companhias aéreas Lan e Tam foi concluída nessa sexta-feira, 22 de junho. Essa foi a etapa final para que as duas empresas formassem juntas uma nova companhia que irá figurar entre as dez maiores companhia aéreas de todo o mundo. Além disso, a nova companhia será a maior da América Latina. Juntas, a previsão é de que Tam e Lan faturem mais de 13 bilhões por ano. Vale lembrar que as duas marcas serão mantidas mesmo depois da fusão.

Na operação, os acionistas da Tam aceitaram trocar 99,9% das ações da companhia, que foi criada no ano de 1961 na cidade paulista de Marília, por 0,9 ação da Lan. Após essa troca, a Tam não tem mais capital aberto no seu país de origem.

O primeiro anuncio de trocas de ações entre as duas companhias aconteceu há dois anos atrás. Agora, as empresas se unem para a criação da Latam Airlines Group e a previsão é de que a fusão movimento de sinergia entre 170 milhões a 200 milhões de dólares nesses primeiro ano depois que a operação foi totalmente finalizada.

Em quatro anos, a previsão é de que essa quantia total pode atingir de 600 milhões a 700 milhões de dólares. De acordo com o comunicado da empresa, aproximadamente 60% do total das sinergias será obtida pelo aumento na receita nos negócios com passageiros e cargas que serão possibilitados pela criação do novo grupo. O restante será obtido pelas economias de custos que serão realizados.

As duas companhias se unem em um momento que o período de crise da economia mundial e os altos preços dos combustíveis fazem com que o setor seja consolidado.

A nova companhia resultado da fusão das empresas, a Latam Airlines, terá uma frota com 296 aeronaves, além de 14 cargueiros, fazendo com que o grupo tenha a maior frota da América Latina. Considerando o ranking mundial, a Latam irá conquistar a décima primeira posição na classificação da Associação Internacional de Tráfego Aéreo, superando a British Airways quanto ao número de aviões. Além das aeronaves que já fazem parte da frota da companhia, outros 240 devem chegar em breve. Na encomenda, 138 aviões são da Tam e outros 102 da Lan.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias