Publicado em: segunda-feira, 14/11/2011

SWU – brigas e ocorrências policiais também marcam o festival

Apesar de o SWU ser um festival que aborda a sustentabilidade, brigas e ocorrências policiais também foram registradas durante o evento.

Já no primeiro dia, sete pessoas foram detidas pelos policiais e 38 celulares foram apreendidos. A segurança do evento está sendo feita por 50 policiais civis e 60 militares, além dos mil seguranças contratados especialmente para o SWU. No parque em que está sendo realizado o festival, também foram instaladas28 câmeras de vigilância

Cerca de 600 pessoas também precisaram de atendimento médico, a maioria devido à desidratação. Dois pacientes foram encaminhados a hospitais, um por desmaio e o outro por queimadura.

Outro problema registrado logo no primeiro dia contrasta bastante com o objetivo do evento. Muito lixo foi encontrado jogado pelo parque. Dois mil latões de lixo foram disponibilizados pela produção, mas eles não foram suficientes. O resultado foi muito lixo reciclável jogado pelo chão (apesar disso, a organização afirma que pretende reciclar todos os resíduos produzidos pelo público.

BRIGA

No segundo dia de SWU, o que chamou a atenção foi o show do Ultraje a Rigor. Mais especificamente, a briga durante o show. Logo no começo – ao fim da primeira música –, um assistente da banda brasileira trocou socos com um assistente de Peter Gabriel.

O motivo teria sido o atraso na programação do SWU. Devido aos fortes ventos, o show do Ultraje começou às 17h40min, com 1h35min de atraso. Em seguida veio Chris Cornell, mas a noite terminou com Peter Gabriel, que queria que o Ultraje tocasse somente meia hora sob ameaça de o cantor americano ir embora sem tocar.

Entendendo que a briga era com Chris Cornell, a plateia vaiou o artista e Roger, vocalista do Ultraje, falou no palco que estava cantando a música “Filho da Puta” em homenagem a essas bandas que “são mais importantes” – sendo bastante irônico. A confusão com Chris Cornell só foi explicada após o show, quando foi informado que o problema aconteceu com Peter Gabriel.