sexta-feira, abril 19, 2024
HomeSaúdeSUS vai realizar testes rápidos para hepatite B e C a partir...

SUS vai realizar testes rápidos para hepatite B e C a partir de agosto

A partir do mês de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a oferecer testes rápidos para detectar os casos de hepatite do tipo B e C, segundo o Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (18). Os resultados dos exames ficam prontos em apenas 30 minutos. Segundo o governo, os investimentos são de R$ 10,6 milhões para realizar a aquisição de 3,6 milhões de testes.

Todos os usuários dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais do país devem ter a sua disposição os testes na primeira semana de agosto. Em uma segunda fase, os testes devem passar a ser oferecidos às unidades básicas de saúde. Segundo a pasta do CTA, os testes rápidos pertencem a uma classe de exames de triagem.

Os pacientes que receberem o resultado do teste positivo para a hepatite B ou C será encaminhada para a rede de saúde para receber o diagnóstico completo do seu caso. Para realizar o exame, é preciso apenas uma gota de sangue. Todos os pacientes que participarem do exame receberão aconselhamento antes e depois do teste, da mesma forma como é no diagnóstico da infeção pelo vírus HIV, como acrescentou o Ministério.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias