Publicado em: quinta-feira, 27/09/2012

SUS terá medicamentos para tratamento da DPOC

SUS terá medicamentos para tratamento da DPOCNa quarta-feira (26) foi publicado no Diário Oficial da União a decisão de incluir novos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), que são necessários para o tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A estimativa é de que cerca de cinco milhões de brasileiros, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, tenham essa doença e então eles serão beneficiados com a inclusão desses medicamentos na lista dos ofertados gratuitamente pelo governo.

A partir de agora, os pacientes poderão pegar pelo SUS os medicamentos budesonida e beclometasona, que são anti-inflamatórios e o último é usado através da inalação. Também serão distribuídos broncodilatores, fenoterol, sabutamol, formoterol e salmeterol, que servem para auxiliar na respiração. Alguns desses remédios já eram distribuídos pelo SUS para o tratamento de outras doenças respiratórias, como a asma, porém não eram especificamente destinados para o tratamento do DPOC.

Além de receber os remédios, agora quem possui a DPOC ganhar o direito de ser vacinado gratuitamente contra a gripe, vacina antes dada em crianças e idosos apenas. Também de acordo com a publicação no Diário Oficial, o SUS irá fornecer exames que identificam o diagnóstico par a deficiência de Alfa-1, um exame que mede se os níveis de uma proteína específica estão corretos no sangue, e a instalação de oxigenoterapia nas casas de pessoas que tenham essa necessidade, é um tratamento através de uma máquina que ajuda a aumentar a concentração de oxigênio no ar que é inspirado pelo paciente.

Os novos tratamentos deverão estar disponíveis na rede pública de saúde de todo o país em até 180 dias, segundo a publicação oficial.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é muito mais comum em adultos do que em crianças, principalmente depois dos 40 anos de idade. O Ministério da Saúde tem a DPOC como uma das principais causas de mortes no país. Ela causa insuficiência respiratória, falta de ar e fadiga muscular.