quinta-feira, abril 18, 2024
HomeSaúdeSUS terá aparelho que trata câncer sem precisar realizar cortes em pacientes

SUS terá aparelho que trata câncer sem precisar realizar cortes em pacientes

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Iceps) será o primeiro hospital público do Brasil a contar com um aparelho que realiza o tratamento de diversos tipos de câncer através de uma técnica chamada de radiocirurgia. Com este procedimentos, os pacientes não precisam se submeter a incisões de cortes em seu corpo.

A partir desse novo equipamento, a pessoa recebe uma grande dose de radiação que é aplicada somente nos pontos do corpo que estão com as células cancerígenas e assim as destruí-las. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, ele procedimento apresenta mínimas chances de causas danos as tecidos saudáveis.

O uso do aparelho é indicado a todos os pacientes que possuem algum tipo de câncer mas por algum motivo não podem realizar as cirurgia tradicionais. Ele também é indicado para o combate desde tumores primários aos casos de metátese no pulmão ou na coluna vertebral. O único limite que que o tumor tenha no máximo 5 centímetros de diâmetro.

Com esta técnica possui um procedimento com duração média de uma hora, o paciente pode ser liberado no mesmo dia. o tratamento completo é composto por cinco sessões, diferentes das radioterapias convencionais que podem ter até 30 sessões.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias