Publicado em: sexta-feira, 06/06/2014

Surfe: Gabriel Medina vence o WCT das Ilhas Fiji e volta à liderança do ranking

Surfe: Gabriel Medina vence o WCT das Ilhas Fiji e volta à liderança do rankingO brasileiro Gabriel Medina venceu pela segunda vez neste ano uma etapa do WCT de Surfe. Na última quinta-feira (5), o jovem surfista levou a etapa das Ilhas Fiji e reconquistou a liderança do ranking mundial, com 30,950 pontos, após acumular 10 mil pontos com o título. Como premiação, o atleta de 20 anos levou US$ 100 mil (R$ 226 mil).

Vencedor da etapa brasileira do WCT, o taitiano Michel Bourez caiu para a vice-liderança do ranking mundial, com 28.750 pontos acumulados. Já a lenda do surfe, o norte-americano Kelly Slater, está na terceira colocação com 28.600 pontos conquistados. Agora, o WCT terá a próxima etapa com Kouga, na África do Sul, no dia 10 de julho.

Na decisão das Ilhas Fiji, Medina conseguiu 7,96 pontos na primeira tentativa, em menos de dez minutos de bateria. Já o norte-americano Nat Young recebeu nota 8,17 em sua primeira onda, após 25 minutos. Porém, em seguida, o paulista respondeu com 9,87 para assumir a liderança. O americano seguiu na briga após conseguir um 6,60. Nos últimos dez minutos, o atleta dos Estados Unidos fez apenas 1,07 e o título ficou nas mãos do adversário, que apenas esperou o tempo passar para ser campeão da quinta etapa do WCT.

Esta foi a segunda vez que Medina disputou a final na etapa das Ilhas Fiji. Em 2012, o brasileiro havia perdido o título para o hendecacampeão mundial Kelly Slater.

Gabriel Medina não deu chances para adversário na semifinal do WCT das Ilhas Fiji

Antes de disputar a decisão contra Young, Gabriel Medina passou pela semifinal com notas bem mais altas do que o norte-americano Kolohe Andino. Com um 9,07 na primeira onda e 8,43 na segunda, fez 17,50 pontos no total. O americano fez 4,17 em sua primeira tentativa, e 5,40 na segunda vez.