Publicado em: quinta-feira, 19/07/2012

Suposto altar de “Mona Lisa” é encontrado em Florença

Nesta quinta-feira (19), arqueólogos italianos informaram que conseguiram encontrar um altar que provavelmente estão os restos mortais da musa de Leonardo da Vinci, Lisa Gherardini, a “Mona Lisa”. A descoberta foi feita no convento de Santa Úrsula, localizado em Florença. A modelo passou o final de sua vida neste convento, sendo que as escavações foram realizadas na igreja do local na semana passada.

Na operação feita pelos arqueólogos, também foi encontrado um esqueleto. No entanto, ainda não puderam afirmar se é de um homem ou de uma mulher. Os ossos estavam em uma sepultura de terra, o que era comum na época entre as freiras, já que os nobres eram enterrados em luxuosos sepulcros.

Dificuldades

A ossada será intensamente estudada, e as escavações irão continuar a serem realizadas no local. De acordo com os arqueólogos, é muito difícil fazer o reconhecimento dos restos mortais da modelo de Leonardo da Vinci em um lugar onde existem várias sepulturas que vão do século XIV ao XVI. Valeria D’Aquino, arqueólogo integrante da equipe que fez a descoberta, garante que o altar encontrado era utilizado na época de Lisa Gherardini.

De acordo com Silvano Vicente, presidente do Comitê de Valorização de Bens Históricos, a “Mona Lisa” e María do Riccio foram as únicas mulheres que não faziam parte do convento a serem sepultadas no local no período. As escavações são parte das obras de restauração do local que irá ser reaberto em breve.