Publicado em: segunda-feira, 10/02/2014

Sucesso de vendas, Flappy Bird é retirado do ar

Sucesso de vendas, Flappy Bird é retirado do arNo último sábado, 8 de fevereiro, Dong Nguyen, criador do sucesso de vendas Flappy Bird, avisou que retiraria o game do ar em breve. Cumprindo sua promessa, Nguyen excluiu o aplicativo tanto da Google Play como da Apple Store, já no domingo. Pelo Twitter, o desenvolvedor disse apenas que não aguentava mais, sem dar maiores detalhes sobre exatamente o quê estava falando.

Surpresa

A decisão de não investir em atualizações para o game, além de tê-lo simplesmente retirado do ar, surpreendeu os fãs de Flappy Bird. O jogo fez tanto sucesso entre os usuários de dispositivos móveis que se esperava o surgimento de uma nova franquia. Por dias, Flappy Bird ficou no topo da lista de aplicativos mais baixados das duas lojas virtuais.

Flappy Bird foi criado para iOS e, recentemente, também ganhou uma versão para Android. Curiosamente, a versão para dispositivos da Apple tinha recebido uma atualização na sexta-feira, um dia antes do anúncio de que o game seria retirado do ar.

Fim do jogo

Além de anunciar que Flappy Bird sairia do ar, Dong disse também que não tem nenhuma intenção de vender o game. Desta forma, é possível que um dos maiores sucessos em jogos para dispositivos móveis dos últimos tempos simplesmente deixe de existir. Dentre as poucas explicações dadas pelo desenvolvedor, uma delas é de a retirada do game não tem nada a ver com questões judiciais. Devido ao cenário do game, alguns usuários chegaram a especular que a Nintendo estaria entrando com uma ação contra Dong, pois os cenários de Flappy Bird lembram os da franquia Mario.

Pressão

Levando em conta as últimas entrevistas e declarações de Dong Nguyen, uma das prováveis causas para o fim do game seria o excesso de exposição pelo qual ele vinha passando. Em mais de uma ocasião, Dong pediu em seu Twitter para que a imprensa parasse de procurá-lo e deixasse-o em paz. O desenvolvedor vietnamita afirmou, recentemente, que a imprensa estaria supervalorizando o game Flappy Bird.

Lucros

A retirada de Flappy Bird do ar também surpreendeu devido ao lucro que o game vinha trazendo para seu desenvolvedor. De acordo com o próprio Nguyen, o game estava rendendo algo em torno de U$50 mil diários com publicidade. Mesmo sendo gratuito, o aplicativo mostrava banners de publicidade entre um jogo e outro.

Flappy Bird se tornou popular por ser um game extremamente simples e, ao mesmo tempo, muito difícil. Nele, os usuários precisam controlar o voo de um pássaro para desviar de obstáculos que aparecem na tela. Cada desvio gera um ponto, e qualquer erro encerra o jogo.

Há algum tempo, Nguyen já havia afirmado que Flappy Bird era um jogo pronto, e qualquer tentativa de atualizá-lo poderia estragar o game. O milionário jogo foi criado em apenas algumas noites de trabalho. Embora tenha abandonado o projeto, Nguyen continuará trabalhando como desenvolvedor de games, dentre eles Jetpack Joyride, que também tem feito muito sucesso nas lojas virtuais da Apple e do Google.