Publicado em: sexta-feira, 25/04/2014

STJD pede exclusão da Portuguesa de Desportos na Série B

STJD pede exclusão da Portuguesa de Desportos na Série BNa manhã desta sexta-feira (25), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) efetuou um pedido de exclusão da Portuguesa de Desportos, do Campeonato Brasileiro da Série B. Depois de fazer uma investigação, o tribunal decidiu pedir a retirada do clube do campeonato, por causa do abandono do campo aos 16 minutos do primeiro tempo, na última sexta-feira (18), diante do Joinville, na Arena Joinville, pela primeira rodada da competição.

Segundo o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, a Portuguesa desrespeitou os artigos 205 e 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), além do artigo 69-2, do Código Disciplinar da Fifa. As punições previstas vão de perdas de pontos a favor do time oponente, até a exclusão da competição em andamento.

O árbitro do jogo entre Joinville e Portuguesa, Marcos André Gomes da Penha, não relatou na súmula da partida, a liminar que a Lusa ganhou na Justiça Comum. Antes do jogo no último fim de semana, o torcedor Renato de Britto Azevedo conseguiu uma liminar na 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha, em São Paulo, para que a Lusa disputasse a Série A. A liminar, após a partida, foi cassada.

Treinador e presidente da Lusa também serão denunciados pela retirada dos atletas

Além da Portuguesa, foram denunciados pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o técnico Argel Fucks e o presidente da Lusa, Ilídio Lico, e de seu filho, Marcos Rogério, por atuarem de maneira inversa à ética desportiva. No início da partida com o Joinville, o treinador chamou seus atletas para deixarem o campo de jogo.

No pior da hipóteses, caso a Portuguesa seja excluída, o clube disputaria o Campeonato Brasileiro da Série C neste ano.

A princípio, a Portuguesa de Desportos volta a campo neste sábado (26), às 16h20m, para enfrentar o Santa Cruz, no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.