Publicado em: quinta-feira, 04/10/2012

Steve Jobs: discurso perdido revela projeto de iPad em 1983

Steve Jobs: discurso perdido revela projeto de iPad em 1983Durante uma conferência de design em Aspen, nos Estados Unidos, um recém descoberto discurso proferido pelo gênio Steve Jobs, revela que em 1983 o CEO da Apple já possuía em mente algumas inovações tecnológicas, que acabaram se tornando realidade nos dias atuais. Jobs mencionaria as redes de conexão e reconhecimento de voz. Além disso, o discurso ainda fala sobre um surpreendente computador em forma de livro, que o usuário poderia carregar para toda parte. Ou seja, um aparelho bastante semelhante ao iPad que hoje conhecemos, mas que seria lançado pela companhia somente 27 anos depois.

Na mesma ocasião, Steve Jobs, cofundador da Apple, afirmou ainda para o público que este “livro-computador” possuiria um link de rádio, ou seja, permitindo a comunicação sem que o dispositivo precisasse estar conectado em alguma coisa. O discurso é bastante futurístico, já que nesta época a população não tinha ainda nem mesmo o hábito de manusear os aparelhos desktops.

A gravação deste discurso que permanecia até então desconhecido, foi liberado na última quarta feira (03) pelo blogueiro Marcel Brown, que administra o site Life, Liberty and Technology. O discurso foi registrado em uma fita K-7, com a data de 15 de junho de 1893. O blogueiro aponta ainda diversos momentos no discurso de Jobs que são visionários.

Entre eles, há a passagem onde Jobs menciona que os computadores se tornariam aparelhos tão rápidos, que chegaria a parecer mágica. Para o blogueiro, não é mais coincidência que Jobs tenha se referido ao iPad como mágico, quando anos mais tarde o CEO da Apple participou do lançamento do aparelho.

Jobs sinalizava, ainda em 1983, que em poucos anos, os usuários acabariam passando mais tempo interagindo com os aparelhos eletrônicos do que com seus próprios carros. Hoje isso nos parece óbvio, mas em 1983 era ainda bastante difícil de aceitar, juntamente com a afirmação de que os computadores iriam se consolidar como importantes meios de comunicação.

A ferramenta mencionada anteriormente como “link de rádio” seria uma espécie de visão sobre o que hoje conhecemos como a rede e tecnologia wireless. No mesmo discurso, Jobs ainda abordou a possibilidade das pessoas poderem acessar suas contas de emails e outras informações de qualquer ponto, ainda que nesta época faltasse cerca de 20 anos para o surgimento da computação móvel.