quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEconomiaStandard & Poor’s rebaixa nota de dívida de nove países da zona...

Standard & Poor’s rebaixa nota de dívida de nove países da zona do euro

Nesta sexta-feira (13), a agencia de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou a nota de dívida pública de alguns países europeus. Ao todo, nove países que fazem parte da euro zona tiveram sua nota rebaixa por conta da deterioração fiscal. A decisão já era aguardada pelos países.

A classificação “AAA” foi perdida para as Áustria e a Franca, tendo a nota rebaixada em um grau. A Eslovênia, Eslováquia e Malta também foram rebaixadas em um grau. Em dois graus, foram rebaixadas a Espanha, Chipre, Itália e Portugal. Outros sete países continuaram com a classificação atual, inclusive a Alemanha. Ao todo, 16 países foram analisados pela agencia, que vem considerado o bloco com uma perspectiva negativa.

Para a economia francês, a Standard & Poor’s anunciou que o país pode ter a sua nota rebaixada novamente nos anos de 2012 e 2013 se continuar com índices insuficientes para as atividades econômicas.

A análise da Standard & Poor’s é utilizada para que os investidores saibam se o países é seguro para receber investimentos. Desde 2008, a zona do euro apresenta problemas de crise da dívida, especialmente nos países da Grécia, Portugal, Espanha e Itália.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias