Publicado em: segunda-feira, 30/05/2011

Sport consegue na justiça reconhecimento do título brasileiro de 1987

Mesmo com a unificação dos títulos da Taça Brasil e do Robertão no final de 2011 e o reconhecimento do Flamengo como o campeão da Taça União de 1987 pela CBF o Sport Clube do Recife conseguiu uma importante vitória na justiça.

O clube pernambucano, que venceu o módulo amarelo em 1987, foi considerado pela justiça como o único campeão nacional daquela temporada. O título não será mais dividido e sim unicamente do Sport.

Em 1987 o campeonato brasileiro foi organizado pelos próprios clubes e recebeu o nome de Taça União. Essa competição contava com dois grupos: o módulo verde, com os times da primeira divisão de 1986 e o módulo amarelo, com as equipes da segundo divisão.

No regulamento estava escrito que os campeões dos dois grupos deveriam se enfrentar em duas partidas para que o campeão de 1987 fosse conhecido. O Flamengo, campeão do verde, decidiu não jogar essa partida porque considerou que o regulamento era falho e após vencer a final contra o Inter comemorou o título. Já o Sport, vencedor do amarelo, pela não disputa da final foi também considerado campeão. Desde então a batalha pelo título segue na justiça.

Com a vitória do Sport na justiça a CBF tem um prazo de 48 horas para revogar a resolução que dava o título ao Flamengo. Se nada for feito o presidente da entidade,
Ricardo Teixeira, pode ser punido.