Publicado em: sábado, 01/10/2011

SP possui 283 municípios com alto risco de dengue

O estado de São Paulo registrou 283 cidades que possuem alto risco de incidência da dengue para o próximo verão. O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, juntamente com a Superintendência de Controle de Endemia realizaram um mapeamento que indicam os municípios mais propensos para a alta contaminação da doença. A classificação foi elaborada a partir das cidades que tem mais índices historia da doença, índice de infestação predial e densidade populacionais.

Na segunda-feira (3), os prefeitos das cidades que fazem parte da lista da Secretaria irão se reunir em um encontro promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo aonde devem debater um novo Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue, período 2011-2012

De acordo com a secretaria, o novo plano tem em lista uma série de medidas diferencias em relação aos últimos anos para o controle da doença. A reunião ainda deve mobilizar as prefeituras a realizar aces de controle para a infestação do mosquito. A secretaria justifica que com a nova entrada do vírus tipo 4 da dengue pode aumentar o numero de pacientes e ainda um risco de casos graves e também de mortes, sendo assim as ações fundamentais para o combate.

Do período que vai de janeiro a agosto, o estado registrou 81,2 ml casos da doença. Sendo que o índice esta 56% menos em relação ao mesmo período do ao passado, quando foram 188,2 mil casos da doença.