quinta-feira, abril 25, 2024
HomeSaúdeSP apresenta novo plano para combater a dengue tipo 4

SP apresenta novo plano para combater a dengue tipo 4

Nesta segunda-feira (3), a Secretaria de Saúde de São Paulo divulgou o seu novo plano que prevê uma atuação mais forte para combater o mosquito da dengue o aumento do número de casos no estado.

O plano continua a adotar as formais mais tradicionais de prevenção da doença, principalmente as dedutivas, porém, ainda prevê o treinamento dos agentes de saúde. Segundo o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para 2011-2012, os agendes devem passar por um treinamento rápido, para fazer o controle e o monitoramento da dengue tipo 4, que apresentou os primeiros casos no Brasil neste ano.

“Muitos brasileiros não tiveram contato com esse tipo de vírus. Consequentemente, essa população está exposta à dengue do tipo 4”, explicou o diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, médico infectologista David Uip. Ele ainda comentou que mesmo que a doença ainda não tenha apresentando grandes números ou risco de epidemias, o combate antecipado é a melhor forma de prevenir o numero de casos.

O novo plano será intensificado nos 283 municípios do estado que apresentaram grande risco de uma nova epidemia da dengue e também numero alto de casos neste ano. Para as cidades selecionadas, a Secretaria irá realizar o exame NS1, responsável pela identificação dos subtipos do vírus da dengue em circulação, fazendo um diagnóstico precoce do tipo 4. Até o começou de outubro, o novo vírus da dengue fez três vitimas na região de São José do Rio Preto.

“A população que já foi acometida pelos outros três tipos de dengue não está imune a dengue tipo 4, ou seja, é como se estivesse exposta novamente a doença. Praticamente toda a população do estado está sujeita a ter esse novo tipo de dengue”, preveniu o secretario de Saúde, Giovanni Guido Cerri.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias